one stop shops for mobile EU citizens

O que este projecto fará

Este projecto, chamado de ‘one-stop-shops’ para cidadãos da União Europeia móveis, tem a finalidade de aumentar a participação política de cidadãos da UE nos países em que estes residem. No Reino Unido, o referendo de junho de 2016 demonstrou que uma pequena maioria daqueles que votaram desejaram que o país deixasse a UE.

No Reino Unido o ponto central do projeto será aconselhar cidadãos da UE em relação às formas que os mesmos podem obter documentos para continuar a residir no Reino Unido ou obter cidadania britânica. Isto será feito por meio de um sítio multi-línguas, panfletos distribuídos em vários idiomas, reuniões organizadas com várias organizações não-governamentais (ONGs) que trabalham com cidadãos da UE e um grande evento de ‘one-stop-shop’, ou ‘balcões únicos’, destinado a aconselhar e discutir assuntos de interesse a cidadãos da UE no início de 2017.

O projecto também envolve a Bélgica e a Irlanda e é chefiado pela organização Migration Policy Group sediada em Bruxelas, que trabalha em parceria com as organizações European Citizen Action Service e OBJECTIF na Bélgica e Immigrant Council da Irlanda e NESC (Irish Immigrant Support Centre) na Irlanda.

O projecto tem o apoio financeiro da União Europeia e da Open Society Foundation.

Este vídeo foi gravado durante um dos nossos primeiros eventos em Julho de 2016 (em inglês).